Ailton Costa

Vem aí: 3ª Edição do Festival de música de 9 às 9

Por Ailton Costa

No dia 09 de setembro acontecerá em Divinópolis o 3° “Festival de 9 às 9” com 13 atrações diferentes. Serão 12 horas de músicas com artistas da cidade. O evento será das 9h às 21h na Orla10 na rua São João Del Rei, 850, no bairro Esplanada em Divinópolis.

O “festival de música de 9 às 9” estimula a formação de um novo público e incentiva a interação e troca de experiências entre as diversas expressões culturais e oportuniza artistas com repertórios autorais. O festival que já revelou a nova safra de compositores divinopolitanos em suas duas edições, visa estimular novos talentos musicais, fomentando e difundindo a produção musical.

O estúdio de gravação “Miolo Mole” coordenado por Ruan Mattos, é um dos parceiros responsáveis pela captação, edição e pós produção, além de escolher a vaga da banda que vai completar a Line Up.

“Eu acompanho o festival desde a sua primeira edição. O cenário cultural de Divinópolis estava precisando muito de um espaço que valorizasse e incentivasse produções de músicas autorais. Aqui no estúdio “Miolo Mole” produzimos canções de grandes artistas independentes, mas é um desafio para todos disseminar os trabalhos. O festival de 9 às 9 veio como um meio de mostrar estas canções” – ressalta Ruan Mattos.

Segundo o idealizador do projeto Renan mais conhecido como Karacol, líder da banda Dias de Truta, “O festival surgiu da própria escassez de lugares para novos artistas se apresentarem, em que o artista pudesse contar com uma boa estrutura de som, luz e produção em geral. Ao idealizar o De 9 às 9, minha intenção é conseguir dar aos artistas que estão começando uma estrutura que os grandes artistas já têm! Acredito que isso, de alguma forma, irá fortalecer a cultura local, seja influenciando novos artistas a produzirem seus materiais autorais, seja valorizando o artista local diante do público da sua própria cidade. O festival carrega consigo a missão de fortalecer a cena da nossa região, que sempre foi tão rica! O festival oferece ainda um material áudio visual gravado durante a apresentação dos artistas no palco do De 9 às 9, que auxilia que os mesmos tenham material em alta qualidade para apresentar aos futuros contratantes, para se inscreverem em concursos de música e material em geral para as redes sociais. Materiais como esses são de alto custo, e isso faz com que muitos artistas não consigam obter registros como clipes, gravações das apresentações” – destaca Renan.

Os shows contarão com vários estilos musicais, como rock, pop rock, música popular brasileira entre outros. As bandas confirmadas são: Rafa Bicalho, Ciano, Theo e Bia, Lucas Rainã, Chapoca, Black D, Dayen Belchior, Tria Arás, Midnight Mocca.

 O grupo icônico Aldeia de Baal muito conhecida pelos divinopolitanos, também marcará presença no evento e é umas das atrações mais esperadas pelo público após um hiato de lançamentos e shows. E o encerramento fica por conta da banda Dias de Truta referência desde o seu primeiro disco em 2007 e já tem em sua coleção, um documentário, seis CDs e dois DVDs, suas coletâneas e mais de 10 singles lançados, além de uma série de canções de sucesso de rock que inspira músicos e leva energia e boas vibrações ao público.  Atualmente com a formação por Gui Pugas, Maycon Mazza, Renan Karacol e Mit Michel.

O evento reverencia os grandes festivais do passado das décadas de 1960 e 1970, onde foi revelado nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Os Mutantes entre outros que consagraram no inconsciente popular.

Fotos: Arquivo pessoal

ailtoncastroalvesdacosta@gmail.com | + posts

Ailton Castro Alves da Costa, Músico/ Compositor /Ator/ Clown/ Poeta/ Iluminador/ Produtor Cultural/ Cineasta/ Roteirista/ Diretor/
Nasceu em São Paulo e reside em Divinópolis há 25 anos. Iniciou a sua vida artística aos 16 anos de idade na ‘‘Cia de teatro Cláudio Ramos’’ como ator, iluminador e contra regra. O destaque cultural veio com a “Cia de Teatro Os Teatráveis”, maior Cia de teatro do centro-oeste mineiro, onde foi cofundador e idealizador de projetos de destaque como “Toda Terça Gravatá”, o segundo maior projeto de teatro de Minas Gerais. Foi fundador da produtora cultural “Top Kemp Produções Culturais”e da banda de rock “Esfera do Ser”. No audiovisual produziu 5 curtas metragens: "Homem da Janela" (Drama); "Linda", (que participou do Festival de Curtas Ambientais, promovido pela In Cawsa); "Todos Iguais" (selecionado para o 3º Festival de Cinema de Jaraguá). ‘”3 Olhares na Pandemia” selecionado pelo projeto Aldir Blanc, Fruto Estranho filme criado todo no celular . Um dos criadores da série TECO E TEODORO.
Com a banda Esfera do Ser produziu 16 clipes musicais e 1 álbum musical chamado “Xícaras”.
Cofundador do GAC- Grupo de Atores de Cinema de Divinópolis MG e CEGEC- Centro Gerador de Cultura de Divinópolis. Cofundador da Tico-tico repetico teatro infantil e confundador da TumateCru de comédia.