Por Poliana Rabelo
A depressão por ser uma doença invisível, ou seja, impossível de ser diagnosticada através de exames de imagem muitas pessoas podem ignorar ou banalizar os sinais da doença. Sinais estes que não inclui apenas a tristeza, mas também o isolamento social, falta de vontade de fazer as atividades prazerosas, dificuldade de iniciar as atividades, dormir menos ou mais do que de costume, cansaço, perda ou ganho de peso sem estar fazendo dieta, dificuldade de concentração, irritabilidade, raiva, culpa e nervosismo sintomas que comprometem significativamente os relacionamentos pessoais e profissionais.
Como a Nutrição pode ajudar no tratamento da Depressão? Será que um simples prato de comida pode realmente ajudar nossa saúde mental? Podem acreditar que sim, pois o conteúdo do nosso prato vai além de saciar a fome. É através da alimentação equilibrada que oferecemos ao organismo um conjunto de nutrientes necessários ao seu bom funcionamento. Alimentação balanceada e equilibrada irá fornecer substâncias que manterá o organismo funcionando de forma saudável e o resultado será saúde mental que consequentemente irá refletir na saúde física e nutricional do indivíduo.
Estudos recentes na Grã-Bretanha analisou os hábitos de 200 pessoas, delas 88% dos casos, a mudança na dieta amenizou sintomas de transtornos mentais como ataques de pânico, ansiedade e depressão.É de suma importância destacar que a alimentação não pode ser considerada o único recurso para combater a depressão. Essa é uma doença que tem múltiplas causas genéticas, biológicas e psicológicas. O tratamento dela engloba uma equipe multidisciplinar.
Desta forma, a Nutrição atua melhorando os níveis de serotonina do corpo, o famoso “Hormônio do Bem Estar”, através de um intestino mais saudável, inclusão na alimentação de alimentos que ajudam na produção deste hormônio, uma vez que em pessoas depressivas ele está baixo.Dentre os alimentos que ajudam a melhorar os níveis de serotonina muitos estudos relatam a importância da dieta mediterrânea: alimentação rica em frutas, verduras, legumes e peixes. Alguns estudos relatam os benefícios do cacau, ovo, leite e derivados e cereais integrais. Ou seja, a produção de Serotonina está ligada a uma dieta adequada em triptofano, Tirosina, Fenilanina, Vitaminas Complexo B, magnésio,zincoe Vitamina D.Para adequar as quantidades de nutrientes da sua alimentaçãosempre procure um Nutricionista.
Image by wavebreakmedia_micro on Freepik

Olá, meu nome é Poliana Rabelo Morato, sou Nutricionista apaixonada pela profissão. Me formei no ano de 2011 pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e iniciei minha jornada na Nutrição. Minha pós graduação é em Nutrição Esportiva, cursei a mesma pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (EAD) finalizando em 2022.
Nesta caminhada vou buscando cursos, simpósio, congressos, aulas extras pois, conhecimento nunca é demais e estamos em constante evolução e lapidação como pessoa e profissional.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN9 11245