Por Poliana Rabelo
A Nutrição e a Psicologia são duas áreas que se interligam na eficácia de vários tratamentos tais como ansiedade, depressão, mais em especial nos acompanhamentos quanto a perca de peso. Na atualidade a mídia repassa várias informações sobre hábitos alimentares saudáveis como padrão, devemos ter bom senso e saber filtrar estes conteúdos, pois todo acompanhamento nutricional e psicológico é individualizado e personalizado de acordo com uma série de questões analisadas pelo Nutricionista e Psicólogo.
A Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. É uma ciência que analisa as três dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental. Uma área que infelizmente ainda sofre com alguns tabus tais como: “ Psicólogo é para doido”, “Psicólogo é para gente mimada, à toa”, infelizmente esta visão ou comentário impede que muitos tratamentos se iniciem e isto adoece cada vez mais os indivíduos da sociedade pois, saúde e bem estar é um estado de equilíbrio mente e corpo, ambos não funcionam separadamente.
Já a Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. É um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo. O trabalho do Nutricionista não apenas prescrever uma dieta e sim analisar todo o contexto daquele paciente para traçar melhores condutas e estratégias para um acompanhamento eficaz.
Sabendo que o processo de mudança alimentar não é fácil e às vezes doloroso emocionalmente ao paciente, o Psicólogo auxiliará bastante o profissional Nutricionista, pois a junção dos conhecimentos nutricionais aos psicológicos levará a um atendimento muito mais completo ao paciente, podendo motivar de uma melhor forma a mudança nos hábitos alimentares, pois na maioria dos casos o Nutricionista já se depara com pacientes desmotivados às novas mudanças ou até mesmo pacientes que terão de enfrentar seus medos, inseguranças, distúrbios alimentares. Desta forma, o acompanhamento psicológico vai ajudá-lo a identificar e mudar os pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais associados ao seu comportamento alimentar, consequentemente o equilíbrio da mente favorecerá o trabalho Nutricional e refletirá não só no corpo, mais sim um estado de equilíbrio geral deste paciente.
Image by pressfoto on Freepik
Olá, meu nome é Poliana Rabelo Morato, sou Nutricionista apaixonada pela profissão. Me formei no ano de 2011 pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e iniciei minha jornada na Nutrição. Minha pós graduação é em Nutrição Esportiva, cursei a mesma pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (EAD) finalizando em 2022.
Nesta caminhada vou buscando cursos, simpósio, congressos, aulas extras pois, conhecimento nunca é demais e estamos em constante evolução e lapidação como pessoa e profissional.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN9 11245