Comemoração reúne diretores, associados, parceiros e representantes de entidades, no auditório da entidade
A CDL Divinópolis realizou na noite do dia 19 de outubro, uma cerimônia de comemoração aos 56 anos de fundação. O evento reuniu diretores, associados, parceiros e representantes de entidades, no auditório da entidade.
O evento foi marcado por momentos de aprendizado e inspiração. O especialista Herivelto Machado palestrou sobre “Os Desafios do Varejo e o Marketing como Aliado”. Os participantes foram presenteados com a obra “Marketing para Lojistas”, de autoria do palestrante, exemplar exclusivo preparado para CDL Divinópolis como forma de agradecimento pelo comprometimento de todos os envolvidos na construção da história da entidade.
A presidente Mônica Simões falou de seu entusiasmo e responsabilidade em gerir uma das maiores CDLs do Estado. “Hoje é um dia muito especial. São 56 anos de uma trajetória erguida sobre a convicção de que juntos somos mais fortes. Estamos entre as maiores CDLs do Estado, graças a contribuição de muitos que já passaram por aqui, associados, diretores e presidentes. Cada associado é uma peça fundamental desta jornada, pois sem eles, a CDL não teria alcançado o status e reconhecimento que possui hoje”, comemora Mônica.
Para o empresário, Anderson Francisco da Gomes Moto Peças, a CDL tem um papel fundamental no apoio empresarial de Divinópolis. “O que seria dos empresários sem a CDL? Ela está aí para nos assessorar, nos apoiar, nos ajudar, além de ter todo trabalho de fomento da nossa economia. E agora está vindo uma campanha incrível de Natal, o Divino Natal, sem contar a oportunidade que a entidade nos fornece de trazer nossos colaboradores para se capacitar. Parabéns a CDL”, festejou Anderson.
O ex-presidente da CDL, Petrônio Aquino, proprietário da EletroMusical, também comemorou as inúmeras conquistas da entidade. “Já tive o privilégio de estar a frente da CDL, como presidente, uma entidade tão importante no Estado de Minas Gerais. Uma entidade muito respeitada, representativa, apoiando as questões empresariais. É gratificante estar aqui na CDL para mais um aniversário, e com certeza, cada vez mais forte e atuante ao lado do empresariado de Divinópolis”, comentou Aquino.
Para finalizar a evento a Presidente Mônica e ex-presidentes se reuniram para cantar parabéns para entidade em seguida todos degustaram de um cooktail, brindando às inúmeras conquistas alcançadas ao longo desses anos.
A CDL Divinópolis, em seu 56º aniversário, celebra não apenas uma data, mas uma história de dedicação, inovação e comprometimento com o setor varejista. Parabéns a todos os que fazem parte desta trajetória de sucesso.
História
Em 22 de Outubro de 1967 foi criado o Clube de Diretores Lojistas de Divinópolis pelo Senhor Jovino Amâncio de Moura, na época presidente da ACID. Anos depois o CDL sentiu a necessidade de trilhar os seus próprios caminhos e o CDL foi transferido para a Avenida 1º de Junho, 318, sala 510, do Edifício Paulinho Guimarães.
Nessa época o banco de dados do SPC em Divinópolis era terceirizado e após negociações foi comprado pela CDL Divinópolis. Contava com 24 mil fichas de clientes inadimplentes e uma precária estrutura administrativa dava suporte ao banco de dados manual.
No ano de 1989, iniciou-se uma nova gestão, nova diretoria, que continuou estruturando o CDL e começaram os primeiros estudos para a informatização do SPC, adquirindo os primeiros equipamentos e a primeira reforma estatutária da nova fase do CDL.
Troca de nome
A Troca do nome de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas, ocorreu em meados de 1993, pois, o Movimento Lojista necessitava de um nome que expressasse a legitimidade da representação do varejo e a partir daí algumas mudanças foram sugeridas no Estatuto da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.
Em seguida, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis, assumiu uma nova diretoria que promoveu uma mudança na estrutura administrativa da CDL, transferindo sua sede para o edifício Costa Rangel. Nessa gestão também tivemos a efetiva informatização do SPC.
Em 25 de julho de 1995 adquiriu o terreno, na Avenida Getúlio Vargas, com recursos próprios e um ano depois se consolidou como um marco deste tempo: a pedra fundamental da sede CDL Divinópolis.
O movimento nacional entra na sua primeira etapa para a criação do banco de dados nacional – era a interligação, que unificou todos os SPC´s de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Atualmente, a CDL Divinópolis é cotista no sistema do SPCBRASIL, sem falar nos inúmeros investimentos tecnológicos no SPC que nos permitem, atualmente, contarmos com um banco de dados a nível nacional.
Em 2003 a CDL é transferida para sua sede própria na Avenida Getúlio Vargas, 985, centro, onde está até hoje.
LINHA DO TEMPO
Fundação da CDL Divinópolis
22 de Outubro de 1967
Por
Jovino Amâncio de Moura
Antônio José da Silva
Ely Leitchman
Walter Guarmiemi de Paula
Antônio Rodrigues de Moura
Joaquim Ribeiro da Silva
1º Presidente – Antônio José da Silva
Oscar José de Andrade – Gestão 1985
João Francisco dos Santos – Gestão 1986
Júlio Célio Silva – Gestão 1987/1988
Armando Henriques Guimarães – Gestão 1989/1990
Antônio de Pádua Rodrigues – Gestão 1991/1992
Vitor Gomes Gontijo – Gestão 1993/1994
Armando Henriques Guimarães – Gestão 1995
Raul Henriques Guimarães – Gestão 1996
Luiz Antônio Gonçalves – Gestão 1996/1997
Armando Henriques Guimarães – Gestão 1997/1998
Petrônio Mendes de Aquino – Gestão 1998/2000
José Luiz Seabra Santiago – Gestão 2000/2002
Vitor Gomes Gontijo – Gestão 2002/2006
Petrônio Mendes de Aquino – Gestão 2007/2010
Rafael Pinto Nogueira – Gestão 2011/2013
Rogério Mendes de Aquino Neto – Gestão 2014/2016
Alexandra Elisa Galvão Barros – Gestão 2017/2019
Luiz Angelo Coutinho Gonçalves – Gestão 2020
Heider Vitor de Freitas – Gestão 2021/2022
Mônica Vitor Simões – Gestão 2023/2025 (ATUAL).

Fotos: Divulgação