Futebol

Cruzeiro encara a decisão contra o Vasco nesta quarta-feira

 Partida será às 19h no Mineirão

O Cruzeiro terá mais uma batalha decisiva do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira. Após a grande vitória sobre o Fortaleza, no último sábado, o time celeste cumpre o segundo dos dois jogos que haviam sido adiados. O Cabuloso receberá o Vasco da Gama, às 19h desta quarta, no Mineirão, em confronto válido pela 33ª rodada do Brasileirão.

Neste compromisso em que igualará o número de partidas dos demais adversários do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem a chance de se afastar da zona de rebaixamento. Com 40 pontos conquistados, o time celeste é o 16º colocado e enfrentará justamente o 15º colocado nesta quarta-feira. O Vasco soma os mesmos 40 pontos do Cruzeiro na tabela de classificação.

Desde o triunfo sobre o Fortaleza no Nordeste, o Cruzeiro teve um curto intervalo para o duelo contra o Vasco. Após o retorno da capital cearense depois da partida no sábado à noite, o elenco cruzeirense teve descanso programado para recuperação no domingo. A reapresentação na Toca da Raposa 2 ocorreu na manhã de segunda-feira, quando a comissão técnica começou a preparar o grupo para o compromisso da 33ª rodada.

Já na terça-feira, o Cruzeiro teve um treino especial no Mineirão, visando otimizar o curto período de preparação com um trabalho já no gramado da partida desta quarta. No Gigante da Pampulha, Paulo Autuori, Fernando Seabra e Vinicius Rovaris fizeram os últimos ajustes na equipe que enfrentará o Vasco.

Para o compromisso contra o time carioca, o Cruzeiro não terá baixas por suspensão e nem novas baixas por ordem médica. O meio-campista Mateus Vital, que sentiu dores no ombro esquerdo e foi substituído da partida contra o Fortaleza, trabalhou normalmente com o grupo nos dois treinamentos da semana e está relacionado.

A Raposa terá também dois retornos no jogo contra o Vasco. O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa, que cumpriram suspensão por terceiro cartão amarelo no sábado, estão novamente à disposição.

No departamento médico, seguem em tratamento o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.

Já o volante Lucas Silva, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo há dez dias, vem se recuperando bem e já iniciou, na terça-feira, a etapa de trabalhos híbridos entre fisioterapia e preparação física.


NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x VASCO

Um dos adversários mais antigos do Cruzeiro a nível nacional, o Vasco é também uma das equipes que mais enfrentou a Raposa ao longo da história. Já são 103 partidas ao todo, com superioridade cruzeirense no retrospecto. São 39 vitórias celestes, 32 vitórias vascaínas, além de 32 empates.

No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também tem a vantagem sobre o adversário carioca. São 62 partidas, considerando todas as eras da competição, com 24 vitórias celestes, 18 vitórias vascaínas e 20 empates. Pela competição nacional, a Raposa balançou as redes 91 vezes e sofreu 72 gols.

O primeiro registro de confronto entre Cruzeiro e Vasco da Gama ocorreu com um Palestra Itália ainda jovem. Em 1927, a Raposa tinha seis anos de existência e recebeu o Vasco para um amistoso no estádio do Barro Preto. O primeiro confronto entre os times terminou com empate por 1 a 1.

Ao longo das décadas, os clubes já protagonizaram grandes embates. Pelo Campeonato Brasileiro, decidiram a final da competição em 1974. Pela Copa do Brasil, das seis campanhas vitoriosas do Cruzeiro, em três delas – 1993, 1996 e 2003 – o Cruzeiro eliminou o Vasco durante as trajetórias rumo aos títulos.

O último duelo entre Cruzeiro e Vasco terminou com triunfo celeste. No estádio São Januário, pelo primeiro turno da atual edição do Brasileirão, o volante Filipe Machado anotou um belo gol de falta e decretou a vitória da Raposa sobre o time carioca.


TORCIDA

Devido à punição imposta pelo STJD, devido aos incidentes ocorridos no estádio Durival Britto, em Curitiba, no dia 11 de novembro, o Cruzeiro não poderá contar com sua torcida no Mineirão nesta quarta-feira.


CONFRONTO: CRUZEIRO x Vasco

DATA: 22/11/2023
HORÁRIO: 19h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte

>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Vasco
103 jogos (39 vitórias, 32 empates e 32 derrotas)
153 gols marcados / 126 gols sofridos.

Foto: Divulgação

Do Cruzeiro Esporte Clube

Website | + posts