Por Patrícia Santos
A vida se faz através do encontro entre um homem e uma mulher e existem muitos tabus relacionados a sexualidade, é importante ressaltar que sexualidade é mais abrangente que o ato sexual. Através do ato sexual entre um homem e uma mulher a vida se faz, porém o sexo é energia de vida, é fonte criadora, é a maior entrega e realização do ser humano, independente se acontece entre homens, mulheres ou entre homem e mulher.
A sexualidade é a energia que nos leva para o mundo adulto e é através dela que o filho se afasta dos pais e é impulsionado para a vida. Esta é a maior força a serviço da vida, pois quem tem prazer em exercer sua sexualidade, internamente, diz sim para a vida.
Uma criança que percebe ser fruto de um grande amor e que seu ato de concepção foi com prazer e alegria, se sente completa e abençoada, pois se fortalece ao saber que aquela aliança foi desejada. Ela se torna um adulto pronto para vivenciar plenamente sua sexualidade, em harmonia com sua criança interior.
Para Bert Hellinger, o pudor em nomear nosso ato mais íntimo entre o homem e a mulher e em desejá-lo, em nossa cultura, é considerado por muitos como algo indecente, como uma necessidade indigna, porém é a maior realização humana possível!
Nenhum outro ato humano está mais sintonizado com a ordem e a plenitude da vida como a sexualidade. Através dela, nos assumimos amplamente a serviço do mundo em sua totalidade, recebemos um prazer inebriante, como também pode proporcionar um sofrimento amoroso.
Em nenhuma outra experiência da vida nos mostramos mais despidos, nem revelamos de forma tão desprotegida o lugar onde somos vulneráveis. Alguns pensam que a sexualidade é algo mau, entretanto, ela é um instinto poderoso e irresistível, levando adiante a vida contra todos os obstáculos.
Para manter saudável nossa sexualidade é importante harmonizar feminino e o masculino, sabendo que a mulher aprende a ser mulher com a mãe, e o homem com o pai, reconciliando com a história e a partir daí se abrindo para a vida.
O reconhecimento da grandeza da sexualidade é a principal condição para que o amor dê certo. O que difere a relação de casal das outras relações é o ato sexual, então é preciso cuidar e nutrir, estar em conexão consigo e com o outro se abrindo para as trocas, dar e receber com alegria de forma afetuosa num movimento amoroso de expansão e crescimento.
Image by Racool_studio on Freepik
Formada em Administração com Habilitação em Recursos Humanos
Personal Professional Coaching
Terapeuta Sistêmica