Ranking listou as 200 empresas com receitas mais sustentáveis do mundo
A Cemig recebeu mais um importante reconhecimento: foi a companhia brasileira com melhor classificação no Carbon Clean200™, ranking global anual que lista as 200 empresas de capital aberto que lideram iniciativas de soluções de transição para um futuro de energia limpa.
A iniciativa foi lançada em 2016 e está em seu 7º ano. Esta edição inclui as duas centenas de empresas de capital aberto que obtiveram as receitas mais sustentáveis do planeta e passaram por criteriosas avaliações sociais e ambientais para participarem do ranking.
Trinta e cinco países estão representados no Clean200 de 2023, e gigantes como Apple, Tesla, HP e Iberdrola fazem parte do ranking. A Cemig ficou em 37ª na classificação geral, mas entre as brasileiras é a primeira classificada.
Adiéliton Galvão de Freitas, gerente de Sustentabilidade da Cemig, comemora mais essa conquista e reafirma que a empresa mais uma vez demonstra seu compromisso sustentável com clientes, investidores e sociedade. “Fazer parte deste índice, por si só, já seria motivo de comemoração e orgulho para a companhia. Mas ser a primeira empresa brasileira do ranking torna o reconhecimento ainda mais importante, nos dando mais fôlego e força para continuar trabalhando firmemente para evoluir e crescer cada vez mais de forma sustentável e responsável”, comenta Adiéliton Freitas.
O índice
A Carbon Clean200™ é uma joint venture entre a As You Sow – uma empresa líder em defesa de acionistas, sem fins lucrativos, que promove investimentos alinhados a valores sustentáveis, e a Corporate Knights – empresa de pesquisa e mídia que capacita as pessoas a investirem em mercados rumo a um mundo melhor.
“Em 2016, criamos o Clean200 em resposta aos investidores que diziam: ‘se alienarmos os combustíveis fósseis, não há nada para investir’”, disse Andrew Behar, CEO da As You Sow e coautor do relatório. “O Clean200 demonstrou consistentemente que o que chamávamos de ‘futuro de energia limpa’ há sete anos é agora a energia limpa presente. Este ano, a escala e a diversidade global das empresas líderes continuam a se expandir e redefinir o termo tecnologia limpa para qualquer empresa que tenha produtos e serviços que reduzam a demanda por combustíveis fósseis e água”, concluiu o executivo.