A Câmara Municipal de Nova Serrana inaugurou na última quinta-feira, (10/11), o Centro de Memória do Legislativo Municipal. O espaço é dedicado ao resgate e preservação da história do Poder Legislativo e do município.
A inauguração do Centro de Memória foi prestigiada por diversas autoridades além dos vereadores, como o Prefeito Euzébio Lago, o deputado estadual Fábio Avelar e representantes de diversas instituições dentre elas a APHINS – Associação de Preservação Histórica de Nova Serrana que realizou todo o trabalho técnico de catalogação e preservação do acervo da Câmara para promover a exposição atual do Centro.
O presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), declarou em seu pronunciamento que o Centro de Memória é um pouco de cada cidadão, é um pouco de cada ex-prefeito, de cada vereador que passou pela Câmara e ainda passará. “A palavra que se destaca hoje é história! Para todos nós esse é um dia muito especial porque também estamos escrevendo um novo capítulo da história da Câmara. Esse espaço visa preservar e resgatar não só o acervo do Legislativo, mas também promover conhecimento e propagar a cultura desta terra amada por todos”, destacou Cabral.
O vereador Cabral se emocionou ao falar sobre a conquista da implantação do Centro de Memória e como foi o processo de elaboração e execução de todas as etapas da construção, sendo gradativo, cuidadoso e muito gratificante. O vereador ressaltou que será um espaço muito útil para estudantes, visitantes e, até mesmo, servirá para inspirar outras instituições que também têm a missão de zelar pelo passado para garantir um presente e um futuro de mais desenvolvimento.
A solenidade contou com uma benção do Padre Amarildo de Melo, além do brilhante talento do maestro João Evaristo Silveira na execução do Hino Nacional e também da cantora Eliane Ramos que cantou o Hino de Nova Serrana acompanhada pelo músico Bernardo Gabriel.
O Centro de Memória do Legislativo
O Centro de Memória também será um espaço de exposições culturais para resgate e preservação da nossa história, sempre pelo fio condutor que é o Poder Legislativo do município. Com isso, será possível receber grupos de estudantes e visitantes para terem uma experiência cultural, enriquecedora sobre o passado e o presente da Câmara Municipal, sobre as tradições, a indústria, e também sobre as pessoas que fizeram parte da história de toda Nova Serrana.
O projeto arquitetônico levou em consideração as cores do brasão do município e agrega aspectos industriais e aspectos tecnológicos que permitirão aos visitantes seguirem uma linha cronológica de nossa história em aparelhos e equipamentos modernos, em um ambiente cuidadosamente preparado com acessibilidade e iluminação que valorizam os objetos expostos, além de preservar todo o acervo para as futuras gerações.
Centro de Memória recebe nome do ex-vereador Sebastião Roosevelt Reis
Os vereadores aprovaram por unanimidade o nome do ex-vereador Sebastião Roosevelt Reis para a denominação do Centro de Memória. Na solenidade inaugural os familiares, representados por seu filho Dimas José dos Reis, receberam uma homenagem e também participaram do descerramento da placa de inauguração exposta na recepção do Centro.
Sebastião Roosevelt Reis nasceu no dia 22 de março de 1941, na cidade de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais. Ele faleceu em 27 de junho de 2021 aos 80 anos. Filho de José dos Reis e Maria das Mercês Araújo. Casou-se no dia 02 de julho de 1964 com Lavínia Ferreira Queirós. Juntos tiveram oito filhos, onze netos e dez bisnetos.
Sebastião Roosevelt Reis, conhecido popularmente como “VERT”, atuou no agronegócio até o ano de 1975, quando se mudou para Resplendor de Água Boa, Minas Gerais, atuando no comércio varejista e no ramo imobiliário.
No ano de 1983, mudou-se para a cidade de Nova Serrana com a esposa e filhos, aqui, trabalhou na área da construção civil e posteriormente, tornou-se empresário no ramo calçadista.
Vert contribuiu ativamente na evangelização da cidade de Nova Serrana e região, servindo na Missão Transcultural como Diácono, professor da Escola de Crescimento Cristão, e também no Curso Preparatório para o Batismo, sempre atento às pessoas carentes e menos favorecidas, tornou-se um grande conselheiro de muitas famílias. Atuou bravamente na recuperação de famílias vítimas de entorpecentes.
Seu legado e atuação o fizeram entrar para a vida pública, quando serviu como vereador por um mandato, na 12ª Legislatura de 2001 a 2004, exercendo esta nobre função com maturidade e amor, buscando uma cidade mais justa e fraterna.