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Chegou o dia de entrar em campo e marcar um golaço na Black Friday

Por Thyago Tayllon

Em clima de vitória da nossa Seleção Brasileira ontem, quinta-feira (24/11), hoje é o dia da tão esperada Black Friday, sexta-feira (25/11) e quem pode marcar o gol é você! As expectativas do setor varejista para a edição 2022 estão bastante elevadas. A final de contas é a primeira edição pós pandemia do COVID-19. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens(CNC) a Black Friday 2022 deve movimentar aproximadamente 4,2 bilhões de reais na economia do país.

Fique atendo as oportunidades de descontos ofertados pelas empresas varejistas pois hoje pode ser o dia de levar para casa aquela TV, Smartphone, Eletrônicos, Moveis, Roupas e Acessórios com um preço que cabe no seu bolso sem comprometer o orçamento. Enfim, os produtos mais variados que você tem pesquisado já há algum tempo, hoje podem estar ao seu alcance. Seja nas compras presenciais em lojas do comércio local, seja no online em plataformas de e-commerce. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar fraudes e golpes, fique atento.

Após o COVID-19 o mundo ficou mais digitalizado, uma vez que com as restrições e isolamento social impostas pelas autoridades competentes, afim de preservar a vida e conter o avanço da pandemia. Forçou a mudança de hábitos e práticas comuns da população, fazendo com que muitos negócios migrassem para o digital principalmente por questões de sobrevivência. Dessa forma além da mudança no posicionamento das marcas e suas abordagens pelos canais digitais, também houve a mudança no comportamento do consumidor. Pois, pouco mais de dois anos se passaram e todos estão mais conectados e bombardeados com incontáveis ofertas e assédio das marcas nos mais diferentes canais, em especial nas redes sociais e mídias eletrônicas. O que faz com que tenhamos um consumidor mais crítico e bem informado em meio a concorrência sem fronteiras físicas.

Para driblar a concorrência muitas empresas e profissionais liberais estão inovando quando o assunto é Experiência do Cliente e isso é bom para ambos os lados, pois a marca ganha em Market Shere (Fatia de Mercado) por meio do Branding (Gestão da Marca) e o cliente ganha na qualidade dos produtos adquiridos bem como os serviços contratados. O Branding consiste em um conjunto de ferramentas e práticas, por exemplo, identidade visual, estratégia, design, conteúdos, redes sociais, anúncios, marketing e ações, tudo isso está presente dentro do pacote além de outras características. Se por um lado o empreendedor está fazendo seu dever de casa em gerir tudo isso e melhorando seu produto ou serviço continuamente bem com a maneira de oferta-los ao seu público, os clientes por sua vez estão cada vez mais criteriosos em suas escolhas e tomadas de decisões. Não se trata apenas de realizar um desejo, mas sim ter significado.

Para o cliente

E com toda essa inovação presente nos dias atuais, hoje é o dia de maratonar seja de loja em loja pelas ruas da cidade, seja pelo digital nas principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. Algumas dicas importantes para você ganhar de goleada nessa Black Friday são:

– Fazer uma lista de desejos com os principais produtos que pretende adquirir antes de iniciar o jogo e entrar em campo é uma atitude estratégica e inteligente.

– Estabeleça seu orçamento, saber quanto você tem disponível lhe ajudará a segmentar suas compras e a ganhar tempo sem deixar que distrações tirem seu foco.

– Na lista de desejos que criou, organize-a por prioridade, isso lhe ajudará a fazer boas escolhas e a ser o menos influenciado emocionalmente possível.

– Pesquise todos os preços apresentados na Black Friday, afinal de contas você tem um Smartphone nas mãos, use a tecnologia a seu favor.

– Fique atento as propagandas enganosas, caso note algo de errado denuncie aos órgãos competentes. Propaganda enganosa ou abusiva é crime de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

– Escolha a forma de pagamento mais vantajosa para você, uma boa alternativa é usar formas de pagamentos que tenham programa de Milhas ou CashBack, dessa forma além do desconto da Black Friday você ainda acumula benefícios, pontos e dinheiro.

Para o lojista

É hora de escalar a equipe e entrar em campo com foco total em proporcionar uma experiência única para o seu cliente no contato com sua marca, desde o atendimento até o fechamento da venda. E aí vai uma dica que vale o ouro, Pós-Venda, após todos os pontos conquistados hoje lembre-se que a partir de amanhã e na próxima semana é possível que alguns clientes retornem para trocar alguns produtos adquiridos nessa Black Friday. Essa será a prorrogação do jogo de hoje, nela você tem a chance de dobrar os pontos conquistados ou perder todos de uma vez. Isso porque um erro grave e bastante comum é o atendimento prestado para um cliente que deseja trocar um produto adquirido, e é nessa hora que a empresa é submetida ao verdadeiro raio X pelo cliente. Uma equipe bem alinhada com os valores da marca pode elevar a experiência do cliente, bem como o inverso pode destruir toda a construção de um bom trabalho executado anteriormente. Aproveite que o cliente retornou até você e proporcione além do que ele deseja, ou seja, apresente mais soluções que tem disponíveis no seu portfólio. Outra dica fundamental é deixar bem claro as regras da promoção e da Black Friday para o seu cliente antes de fechar a venda, evite que ele descubra da pior maneira.

Bom jogo!

Foto: Thyago Tayllon
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Empreendedor Torre 37ci
Comunicólogo - Designer Gráfico
Discente Publicidade e Propaganda UEMG