Futebol

Cruzeiro encara o Flamengo na noite desta quinta-feira

Partida está marcada para 19h no Mineirão

O Cruzeiro está preparado para mais uma batalha do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o time celeste já volta a campo e terá como próximo adversário o Flamengo. A partida válida pela 27ª rodada da competição nacional está marcada para 19h no Mineirão.

Na tabela de classificação, o Cruzeiro soma 31 pontos após 26 jogos disputados e ocupa a 13ª colocação. O time celeste tem a chance de ganhar até duas posições na tabela em caso de vitória, dependendo também de uma combinação favorável de resultados.

A preparação para o confronto com o Flamengo iniciou-se na segunda-feira, após o retorno da delegação celeste de Cuiabá, onde aconteceu o último compromisso. Nos treinos de segunda, terça e quarta, o técnico Zé Ricardo contou com algumas novidades nos treinamentos. Seis atletas ‘crias da Toca’, campeões da Copa do Brasil e Campeonato Mineiro nos últimos dias, foram integrados e participam das atividades da equipe principal a partir desta semana. São eles: o zagueiro Ruan Santos, de 20 anos; o meio-campista Henrique Rodrigues, de 20 anos; o meio-campista Japa, de 19 anos; o atacante Fernando, de 18 anos; o atacante João Pedro, de 20 anos; e o atacante Robert, de 18 anos.

Após os três treinamentos, três dos jovens atletas foram relacionados para o compromisso desta quinta-feira: o meio-campista Henrique Rodrigues e o atacante Fernando foram relacionados pela primeira vez para a equipe principal. Já o meia Japa, que já havia sido relacionado em partidas do Campeonato Mineiro deste ano, volta a ser convocado.

Além deles, o Cruzeiro tem como novidade o retorno do lateral Wesley Gasolina, recuperado de lesões em ligamentos do joelho direito que sofrera no mês de fevereiro. Após as últimas semanas em etapa de transição física e trabalhos híbridos, Gasolina treinou junto ao grupo nos últimos dias e volta a ser relacionado depois de oito meses.

Outras novidades são os retornos dos meio-campistas Fernando Henrique e Matheus Jussa e do atacante Bruno Rodrigues. Os atletas cumpriram suspensão na partida contra o Cuiabá e voltam a ficar à disposição do técnico Zé Ricardo.

Por outro lado, o Cruzeiro terá algumas baixas nesta partida. O zagueiro Lucas Oliveira e o meio-campista Filipe Machado cumprirão suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral William não poderá atuar na partida desta quinta-feira devido ao choque de cabeça sofrido durante o primeiro tempo do jogo contra o Cuiabá no último sábado. William fez trabalhos à parte durante esta semana e encontra-se bem, mas não poderá atuar devido ao protocolo padrão de concussão.

No departamento médico, seguem em tratamento o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.

O atacante Rafael Elias, que sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo há pouco mais de 1 mês, está próximo de concluir sua recuperação e já faz trabalhos físicos e atividades específicas em campo na Toca da Raposa 2.


NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x FLAMENGO

Um dos clássicos do futebol brasileiro, Cruzeiro e Flamengo se aproximam da histórica marca de 100 confrontos entre si. Os clubes chegam para a partida desta quinta-feira já com 98 duelos e um retrospecto extremamente equilibrado. O Cruzeiro soma 35 vitórias sobre o time carioca, sendo superado por apenas 1 vitória do adversário (36 no total). As equipes ainda ficaram no empate em 27 oportunidades.

Neste ano, o confronto entre Cruzeiro e Flamengo completou o centenário. O primeiro registro de um jogo entre os clubes descreve um empate por 3 a 3 em 23 de setembro de 1923. Palestra Itália à época, o recém novo clube de Minas estava em seu terceiro ano de vida e recebeu o adversário carioca para uma partida válida pela Taça 20 de Setembro, que marcava o festival de inauguração oficial do Estádio Barro Preto, primeira casa celeste. O jogo intenso com um empate recheado de gols foi um prenúncio dos grandes embates que aconteceriam pelas décadas seguintes.

Ao longo do tempo, Cruzeiro e Flamengo viveram alternâncias de domínio, que resultou no atual retrospecto bastante disputado. No século atual, o confronto ganhou um destaque especial pelas decisões de títulos da Copa do Brasil. Em 2003 e 2017, os clubes chegaram à final do torneio, e o Cruzeiro levou a melhor em ambas as finais, faturando o tricampeonato e o pentacampeonato, respectivamente.

No Campeonato Brasileiro, considerando os duelos desde 1967, Cruzeiro e Flamengo conquistaram 24 vitórias, cada um, e empataram em 15 oportunidades.


INGRESSOS

A Nação Azul novamente vem fazendo a diferença e comparecerá em bom número em mais uma batalha do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Os ingressos seguem à venda, e o torcedor ainda pode encontrar bilhetes para os setores Laranja (inferior e superior), Vermelho (superior) e Roxo (inferior).

CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes e garantir sua presença na decisão desta quinta-feira.


CONFRONTO: CRUZEIRO x Flamengo

DATA: 19/10/2023
HORÁRIO: 19h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Flamengo
98 jogos (35 vitórias, 27 empates e 36 derrotas)
120 gols marcados / 129 gols sofridos.

Do Cruzeiro Esporte Clube

Imagem Freepik

Website | + posts