Futebol

Cruzeiro enfrenta o Santos nesta quinta-feira

Jogo marcará a estreia do técnico Zé Ricardo no Cruzeiro

O Cruzeiro voltará a jogar pelo Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira. Após um período de onze dias sem partidas devido a pausa para a Data Fifa, o time celeste está preparado para enfrentar o Santos fora de casa. O compromisso válido pela 23ª rodada do Brasileirão está marcado para às 19h desta quinta na Vila Belmiro.

O jogo contra o Santos marcará a estreia do técnico Zé Ricardo no comando do Cruzeiro, acompanhado de seu auxiliar técnico Cleber dos Santos e do preparador físico Fábio Eiras. O confronto será também especial para o volante Lucas Silva, que caso entre em campo completará 200 partidas com a camisa do Cruzeiro.

A trajetória do técnico Zé Ricardo teve início na quarta-feira passada, quando o profissional chegou a Belo Horizonte e foi apresentado em entrevista coletiva presencial na Toca da Raposa 2. Após a apresentação no período da manhã, Zé Ricardo comandou seu primeiro treinamento na tarde de quarta. Desde então, foram mais seis treinos na Toca antes da viagem a Santos.

Para o compromisso na Baixada Santista, a equipe não terá suspensos por cartão. Contudo, o time celeste teve uma notícia ruim que foi a lesão do atacante Rafael Elias. O atacante sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo durante treinamento e ficará fora de combate. O atleta já iniciou o processo de recuperação no Departamento de Saúde da Toca.

Nesta semana, o lateral Wesley Gasolina, que sofreu graves lesões em ligamentos do joelho direito, no fim de fevereiro, necessitando de procedimento cirúrgico na ocasião, deu mais um passo para a plena recuperação. O ala direito iniciou a etapa de preparação física, junto aos procedimentos com a fisioterapia que já vinha fazendo.

No departamento médico, seguem em tratamento o meio-campista Matheus Pereira, que sofreu lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo; o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.

Após o treino durante a manhã desta quarta, a delegação cruzeirense viajou para a cidade de Santos depois do almoço. Na saída da Toca da Raposa, os atletas receberam um apoio de diversos torcedores que compareceram à entrada principal do centro de treinamento.

O time celeste ficará em Santos até sexta-feira, quando haverá um treino pós-jogo ainda na cidade.


NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x SANTOS

Cruzeiro e Santos já protagonizaram grandes confrontos ao longo da história. Especialmente no Campeonato Brasileiro, os clubes já lutaram frente a frente por títulos. Em 1966, a Raposa alcançou sua primeira conquista nacional em uma histórica final contra o Santos. A equipe santista era considerada a seleção do futebol brasileiro, liderada por Pelé e outros craques da época.

Mas o Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes surpreendeu todo o país ao destronar o time adversário com uma goleada por 6 a 2 no jogo de ida da final no Mineirão. Na partida de volta, nova vitória celeste, por 3 a 2, no Pacaembu. Com isso, o Cruzeiro realizou uma façanha jamais vista até então no futebol brasileiro, impedindo o que seria o hexacampeonato consecutivo do Santos e conquistando seu primeiro título nacional com autoridade.

Em 2003, na primeira edição do formato pontos corridos do Brasileirão, Cruzeiro e Santos disputaram a liderança por muitas rodadas. O time que fez história conquistando a Tríplice Coroa naquele ano conseguiu também vencer o Santos nos dois turnos – 2 a 0, na Vila Belmiro, e 3 a 0 no Mineirão. Ambos os triunfos foram fundamentais para fazer o Cabuloso disparar na ponta da tabela e, no fim da competição, a equipe liderada pelo craque Alex alcançaria 100 pontos em 46 partidas, sendo até hoje a maior pontuação conquistada por um clube na era de pontos corridos.

O retrospecto total do confronto com o Santos é extremamente equilibrado. O Cruzeiro chega para a partida desta quinta-feira igualado em número de vitórias com o time da Baixada Santista. Entretanto, considerando apenas o Campeonato Brasileiro, em suas variadas nomenclaturas desde 1959, o Cruzeiro soma 26 vitórias, contra 23 do Santos, além de 18 empates em um total de 67 jogos.

No primeiro turno do atual Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro saiu de campo vencedor no duelo contra o Santos. A partida disputada no dia 6 de maio, na Arena Independência, terminou com vitória celeste por 2 a 1. O atacante Wesley anotou os dois gols do triunfo estrelado.


INGRESSOS

Mesmo que em minoria em Santos, o Cruzeiro terá garantido o incentivo de seu torcedor na Vila Belmiro. Logo no primeiro dia de vendas online, a torcida celeste esgotou rapidamente a carga comercializada pelo Santos para o setor visitante do estádio. Com a capacidade disponibilizada já atingida, não há mais ingressos à venda.


CONFRONTO: Santos x CRUZEIRO

DATA: 14/09/2023
HORÁRIO: 19h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 23ª rodada
LOCAL: Vila Belmiro, em Santos

>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Santos
84 jogos (31 vitórias, 22 empates e 31 derrotas)
120 gols marcados / 133 gols sofridos.

Do Cruzeiro Esporte Clube

Website | + posts