Depois de dois meses Raposa volta a jogar no Mineirão
O Cruzeiro entrou em campo, na noite deste domingo, e somou mais um ponto no Campeonato Brasileiro. De volta ao Mineirão após dois meses, o time celeste recebeu o Botafogo, atual líder da competição, e teve uma boa atuação, jogando melhor que o time carioca. Apesar da superioridade técnica durante a partida, o placar não saiu do zero, e a Raposa ficou no empate no compromisso válido pela 18ª rodada.
O primeiro tempo começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa no jogo e partindo para cima do adversário. Apesar da ótima campanha do Botafogo, derrotado apenas duas vezes em toda a competição, o Cruzeiro não se intimidou. Bem organizado em campo, o time celeste anulou os pontos fortes do adversário e não permitiu que a equipe botafoguense crescesse no Mineirão. Com boa atuação de todo o sistema defensivo, o Cabuloso fez bons desarmes e criou boas situações no campo de ataque.
A primeira chance de maior perigo veio aos 26 minutos, quando Matheus Jussa fez boa interceptação, roubando a bola do adversário, e arriscou o chute da intermediária – a bola passou por cima do gol. Em seguida, o time celeste criou chances perigosas em cruzamentos para a área, mas não conseguiu uma finalização certeira.
Os times foram para o intervalo com o 0 a 0 no placar, e no segundo tempo a tônica da partida seguiu de forma semelhante com o Cruzeiro superior em campo. A equipe celeste ocupou o campo adversário na maior parte da etapa e criou algumas situações de gol. Aos 12 minutos, Matheus Pereira chutou bem de canhota em cobrança de falta, obrigando o goleiro do Botafogo a fazer grande defesa. Aos 32, foi a vez de Mateus Vital, que entrou na segunda etapa, arriscar chute forte de fora da área e ver a bola passar perto da trave botafoguense.
Na reta final da partida, o Cruzeiro chegou muito perto de, enfim, marcar o gol que tanto buscava e fazer a festa dos mais de 40 mil torcedores celestes presentes no Mineirão. Aos 44, em mais uma boa jogada pelo lado direito, Mateus Vital cruzou bem e Rafael Elias cabeceou firme, obrigando o goleiro do Botafogo a fazer uma difícil defesa no solo. No rebote, a bola voltou novamente para Vital, que cruzou de novo e encontrou Rafael Elias para disparar um novo cabeceio. A bola tinha endereço, mas o goleiro botafoguense defendeu no susto e salvou seu time mais uma vez.
Após esses dois lances eufóricos no mesmo minuto, o Cruzeiro teve escanteio para cobrar. A bola foi bem alçada na área, Luciano Castán cabeceou firme, mas a bola raspou a trave esquerda e saiu. Nos acréscimos, o Botafogo, satisfeito com o empate, se segurou e conseguiu manter o placar da partida em 0 a 0 até o fim.
Após o empate, o Cruzeiro terá um bom tempo para se preparar visando ao próximo compromisso. Na próxima segunda-feira (14/08), às 19h, o time celeste fecha o primeiro turno do Brasileirão enfrentando o Palmeiras, fora de casa. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Pepa terá uma semana completa para treinamentos.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 0x0 Botafogo
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 18ª rodada
DATA: 06/08/2023
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Raphael Claus (FIFA/SP).
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse (CBF/SP) e Daniel Paulo Ziolli (CBF/SP).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rafael Traci (CBF/SC).
GOLS: -.
CARTÕES AMARELOS: Luciano Castán (Cruzeiro) / Tiquinho Soares e Marçal (Botafogo).
CRUZEIRO
Anderson; William (Helibelton Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Mateus Vital) e Lucas Silva; Matheus Pereira (Nikão), Arthur Gomes (Paulo Vitor) e Gilberto (Rafael Elias).
Técnico: Samuel Correia*
BOTAFOGO
Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Janderson) e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matías Segovia), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Lucas Fernandes).
Técnico: Bruno Lage
(*) O técnico Pepa cumpriu suspensão devido a expulsão sofrida no jogo contra o Athletico-PR (17ª rodada).
Do Cruzeiro Esporte Clube
Entre e seja bem-vindo(a) ao nosso grupo do Portal Phóx: