Raposa sobe na tabela do Brasileirão
O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quarta-feira, e conquistou uma grande vitória pelo Campeonato Brasileiro. Em confronto direto contra a parte de baixo da tabela da competição, o Cruzeiro derrotou o Bahia com autoridade no Mineirão. Com gols de Marlon, Bruno Rodrigues e Kanu (contra), a Raposa triunfou pelo placar de 3 a 0, fazendo a alegria dos mais de 36 mil torcedores que estiveram presentes no Gigante da Pampulha. O time celeste emplaca duas vitórias consecutivas pela primeira vez no returno deste Brasileirão.
Os três pontos conquistados nesta noite foram importantíssimos para o Cruzeiro. Além de aumentar a vantagem de pontos em relação à zona de rebaixamento, o time celeste ultrapassa o próprio Bahia na tabela. Com 37 pontos, o Cruzeiro é o 12º colocado neste momento e torce por tropeços de concorrentes para encerrar a rodada nessa posição.
O primeiro tempo no Mineirão começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa e buscando fazer a leitura correta do posicionamento tático do adversário para encontrar as brechas. A primeira chance concreta aconteceu aos 11 minutos, quando Matheus Jussa cruzou de canhota para a área e William se antecipou ao goleiro do Bahia; o lateral cruzeirense chegou primeiro na disputa pelo alto e desviou buscando a rede, mas a bola saiu para fora.
Mas aos 18 minutos, o Bahia não resistiu à intensidade do time celeste. Após boa jogada pela direita, Arthur Gomes passou para Matheus Pereira, que cruzou para a área buscando Filipe Machado. O volante subiu bem, mas junto a ele subiu também o zagueiro Kanu, do Bahia, que conseguiu o cabeceio e desviou a bola contra o próprio patrimônio. Gol anotado pelo adversário, mas a favor do Cruzeiro! 1 a 0!
O Cruzeiro seguiu bem no decorrer do primeiro tempo. O time celeste conseguia neutralizar as principais investidas da equipe bahiana e também encontrar espaços para buscar o segundo gol. Aos 32 minutos, em um rápido contra-ataque, Arthur Gomes conduziu bem, driblou o marcador na entrada da área e chutou firme, mas a bola foi para fora por muito pouco. Aos 37, o Cruzeiro teve grande chance para anotar o segundo tento. Em mais um contra-ataque, Matheus Pereira lançou em profundidade na medida para Bruno Rodrigues. O camisa 9 fez tudo certo ao conduzir e bater na saída do goleiro, mas, ao tirar do goleiro, a bola caprichosamente explodiu na trave.
O time celeste seguiu buscando mais gols até o fim da primeira etapa, que encerrou-se com o placar mínimo favorável. No segundo tempo, o Bahia voltou a campo com uma postura mais ofensiva, tentando empurrar o Cruzeiro para o seu campo de defesa. Mas os atletas celestes souberam administrar a pequena vantagem conquistada. Além disso, logo, logo, o Cruzeiro chegou ao segundo gol. Aos 7 minutos, Marlon fez a ultrapassagem, recebeu bom passe de Arthur Gomes no lado esquerdo da grande área e, ao tentar o cruzamento, acabou por finalizar diretamente ao gol. O chute “despretensioso” enganou completamente o goleiro bahiano, que aceitou e viu a bola morrer no fundo das redes. 2 a 0 para o Cabuloso!!!
Após o segundo gol, o Bahia fez várias modificações na equipe e se jogou ao ataque. O adversário deu trabalho, mas o sistema defensivo do Cruzeiro suportou bem as investidas. O goleiro Rafael Cabral foi exigido, principalmente, em algumas jogadas de linha de fundo, mas se posicionou bem e fez defesas importantes.
O técnico Zé Ricardo também fez substituições na equipe celeste, buscando manter o domínio da partida. Mas um dos atletas titulares que permaneceu em campo foi o atacante Bruno Rodrigues, que seguia buscando insistentemente seu gol desde o primeiro tempo. Aos 40 minutos da segunda etapa, BR9 teve uma boa oportunidade ao receber passe em profundidade de Matheus Pereira, mas a finalização saiu para fora por muito pouco.
Contudo, dois minutos depois, o atacante cruzeirense teve outra chance e não perdoou. Em jogada trabalhada pelo lado direito, o lateral William colocou a bola no ponto futuro, dentro da grande área. Bruno Rodrigues penetrou em velocidade e não desperdiçou o lindo lançamento, pegando de primeira e colocando a bola na gaveta do goleiro bahiano. 3 a 0!!!
Nos acréscimos, o volante Fernando Henrique, que entrou no decorrer do segundo tempo, ainda tentou o quarto gol ao chutar de muito longe e ver o goleiro adversário fazer grande defesa. Dessa forma, o jogo terminou com a excelente vitória do Cruzeiro por três gols de diferença.
Após o ótimo triunfo, o Cruzeiro terá um intervalo maior até o próximo compromisso, visto que o jogo contra o Fortaleza, pela 30ª rodada do Brasileirão, foi adiado. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo voltará a campo no próximo dia 2 de novembro, às 20h, contra o São Paulo na capital paulista.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 3×0 Bahia
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
DATA: 25/10/2023
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP).
ASSISTENTES: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (CBF/MS).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS).
GOLS: Kanu [gol contra], aos 18min do 1ºT, Marlon, aos 7min do 2ºT, e Bruno Rodrigues, aos 42min do 2ºT (Cruzeiro).
ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Arthur Gomes, aos 7min do 2ºT, e William, aos 42min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Silva e Filipe Machado (Cruzeiro) / Camilo Cándido e Cauly (Bahia).
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas) e Lucas Silva (Nikão); Matheus Pereira (Fernando Henrique), Arthur Gomes (Wesley) e Bruno Rodrigues.
Técnico: Zé Ricardo
BAHIA
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende, Yago Felipe (Nicolás Acevedo), Cauly (Rafael Ratão), Thaciano (Lucas Mugni) e Biel (Ademir); Everaldo.
Técnico: Rogério Ceni
Do Cruzeiro Esporte Clube