Cidade

Divinópolis tem bom desempenho na campanha contra meningite C na região Centro-Oeste

A cidade somou 5.458 doses de vacinas aplicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), divulga dados referentes a vacinação contra a meningite C. Até a data atual (21/12), o município somou 5.458 doses consolidadas de vacinas. Por isso, Divinópolis se destaca, ao lado de várias cidades, na cobertura vacinal contra a doença, na macrorregião do centro-oeste de Minas Gerais.  

Os resultados positivos fazem parte de uma ampliação temporária da campanha de vacinação contra a meningite C, que começou no dia 3 de novembro, no estado de Minas Gerais. As ações tem como objetivo, vacinar a população de 16 a 30 anos, professores e alunos de escolas técnicas e universidades e profissionais de saúde. 

Tércio de Faria Leão, coordenador da Central de Imunização, comentou que o número positivo da vacinação é reflexo de um grande esforço das equipes responsáveis, tanto das unidades de saúde da atenção primária, bem como da Central de Imunização com as equipes itinerantes. “Esses números são resultado de uma campanha consciente, na qual, os profissionais de saúde percorreram várias escolas técnicas, universidades e empresas para aplicar a vacina no público alvo”, comentou. 

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e pode levar os indivíduos a terem sequelas neurológicas ou ao óbito. Sua transmissão acontece por meio das vias respiratórias, através de gotículas e secreções do nariz e da boca.

A Central de Imunização conta com um vasto cronograma de vacinações extramuros. As vacinas de combate à doença estão disponíveis também em todas as unidades básicas de saúde do município de 8h às 16h. As unidades de saúde dos bairros Planalto, Tietê, Ermida, Sagrada Família e Belvedere também ofertarão a vacina em período noturno, das 18h às 21h.

Últimas ações

As atividades de vacinação contra a meningite seguem a todo vapor. Além disso, elas são acompanhadas da distribuição de diversos outros imunizantes. Na última semana, seguindo a programação de vacinação, outra parte da população foi vacinada. 

O Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (Cecon) recebeu uma ação nos dias 16 e 19 de dezembro, e vacinou centenas de usuários. Ao todo, foram aplicadas 726 doses, sendo 399 contra a meningite C e 327 de reforço da Covid-19. Os colaboradores do Crevisa, terça-feira (20/12), também puderam atualizar a caderneta vacinal. Foram aplicadas 48 doses de vacinas de vários imunobiológicos.

Website | + posts