ThyagoTayllon

Identificando as oportunidades e driblando as adversidades

Por ThyagoTayllon

É com enorme prazer e alegria que lhe cumprimento e desejo todo sucesso do mundo nas mais diferentes áreas de sua vida.

O objetivo do conteúdo dessa coluna é trazer assuntos e informações relevantes para você que empreende ou deseja iniciar seu negócio. E também é, alguém que busca adquirir conhecimentos específicos para responder dúvidas e questionamentos internos que todo empreendedor tem.

Dedico-me a mais de 15 anos em áreas como empreendedorismo, acadêmica, marketing e vendas. Compartilharei resultados de pesquisas, apresentações de ideias e informações que possam servir para estimular o seu processo criativo e crítico ao analisar possíveis oportunidades e ameaças do mercado. Com essa bagagem espero contribuir positivamente para sua vida e o modo com que vê o gerenciamento do seu negócio.


Empreendedor decentralizado

Estamos na reta final do ano, muitas das metas que foram estipuladas lá no início e no decorrer do mesmo, já estão com o prazo apertado para serem alcançadas. Mas nem tudo está perdido, pois com os meses de novembro e dezembro ainda é possível surfar as últimas ondas do ano e obter bons resultados.

Para isso uma ferramenta importante a qual você deve usar é a criatividade. O mês de outubro foi marcado por um comportamento mais cuidadoso e tímido do consumidor, sendo parte deste devido ao período eleitoral.

Passado esse período, uma nova perspectiva toma conta da atmosfera e do mercado trazendo algumas datas relevantes do calendário varejista para você iniciar seu plano de ação.

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, nesse mesmo dia, tem início a Copa do Mundo de futebol. Outra data importante para o comércio varejista é a Black Friday que neste ano será no dia 25 de novembro, na última sexta-feira do mês. Uma outra data que está sendo incorporada no calendário varejista, é a Cyber Monday que acontece no dia 28 de novembro. Essa data é voltada para o comércio eletrônico como as lojas online e as ofertas são de produtos lançamentos, games e eletrônicos.

Com a apresentação dessas datas que podem ser vistas como oportunidades para você e seu negócio, a pergunta é, como você pode usá-las a seu favor?

Apesar de estar em cima da hora, não deixe essas oportunidades passarem diante de você, pois provavelmente os seus concorrentes não as desperdiçarão.

Segundo Philip Kotler o primeiro passo nesse caso é definir seu público alvo para então se posicionar de forma a atraí-lo, lembrando que os consumidores estão cada vez mais inteligentes, bem informados e assediados pelas marcas. Portanto, para despertar o desejo no seu cliente é necessário fazer com que ele veja valor na sua oferta através da mensagem distribuída pelos diferentes pontos de contato com sua marca.

Isso é uma boa notícia, pois com os recursos tecnológicos disponíveis hoje é possível alcançar pessoas que estão procurando por produtos e serviços como os que você tem a oferecer.

Uma campanha nas redes sociais com posts, influenciadores e descrições dos benefícios que seu produto ou serviço ofertam é um ponto importante. O uso da internet via Google, blogs, sites e rádios, mídias impressas também são ferramentas que quando utilizadas de maneiras corretas funcionam como uma alavanca nas vendas.

Para isso defina o orçamento para investir no marketing que esteja alinhado com as expectativas e metas a serem alcançadas.

Criar grupos em Apps como Whatsapp e Telegram também são boas alternativas para divulgar suas ofertas e reforçar o senso de comunidade, pois você pode fazer promoções exclusivas para os membros.

Isso fará com que o desejo em participar desses grupos seja difundido pelos próprios membros nas suas redes de contatos pessoais de forma espontânea.

Escolher os produtos e serviços que deseja ofertar é uma etapa importante e que feita de maneira coerente trará bons resultados.

Pode-se criar cupons de descontos, kit de produtos, descontos progressivos, promoções relâmpago, brindes, indique ganhe, entre várias outras ações pontuais.

Como dito acima, use sua criatividade para proporcionar uma experiência única para o seu cliente e descubra o efeito que isso trará para o seu negócio.  

Agora que sabe para quem vender, por onde atraí-los e o que entregar, é chegada hora de aplicar o que acabamos de ver.

Desejo boas vendas e sucesso!

Foto: ThyagoTayllon

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Empreendedor Torre 37ci
Comunicólogo - Designer Gráfico
Discente Publicidade e Propaganda UEMG