Por Poliana Rabelo
Atualmente, estamos vendo inúmeras matérias falando sobre Imunidade e Nutrição, limitando o assunto em apenas o consumo diário de um shot para imunidade. Estamos vivendo tempos difíceis, sendo nosso emocional um dos segmentos mais afetados, conteúdos bons e ruins sendo compartilhado até mesmo sem saber fundamentação cientifica. Para entender o conceito de uma boa imunidade precisamos ressaltar que não é apenas um pilar isolado a ser avaliado e mudado, não existe um único alimento, chá, remédio responsável pelo nosso equilíbrio imunológico. O shot sozinho não irá te ajudar quanto a sua imunidade.
Estamos vivendo um caos de casos de gripe, resfriados, sinusites, alergias e Covid-19. Cuida da saúde aquele que pensa em prevenção. Sendo assim, os pilares importantes para nos atentarmos quanto nossa imunidade são: alimentação saudável, hidratação, sono regular, lazer, atividade física, exposição solar devido a vitamina D com orientação médica, evitar ou moderação no consumo de bebida alcoólica e evitar cigarro. É preciso olhar todos estes pilares com carinho e atenção. Nosso corpo é uma engrenagem cheia de dentes não adianta alguns dentes alinhados e outros quebrados, a engrenagem não funcionará como o esperado.
Então, o que preciso incluir na rotina alimentar para minha imunidade melhorar? Precisamos de comida de verdade, refeições ricas em verduras, legumes e folhas, frutas, castanhas, sementes, gordura boas, precisamos de pratos com mais variedades e cores. Inclua temperos naturais tais como: alecrim, salsinha, cebolinha, cúrcuma, orégano e alho. Fique atento (a) a sua hidratação. Consuma alimentos ricos em Ômega 3 e vitamina C. Faça sua parte, alimentar é um ato prazeroso, alimentação saudável é curiosidade em experimentar e conhecer, é se lapidar, é melhorar o hábito diariamente. Alinhe sua conduta alimentar e se atente aos demais pilares citados acima. Se cuide, saúde é prioridade, não é algo a deixar se para depois.
Imagem Freepik
Olá, meu nome é Poliana Rabelo Morato, sou Nutricionista apaixonada pela profissão. Me formei no ano de 2011 pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e iniciei minha jornada na Nutrição. Minha pós graduação é em Nutrição Esportiva, cursei a mesma pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (EAD) finalizando em 2022.
Nesta caminhada vou buscando cursos, simpósio, congressos, aulas extras pois, conhecimento nunca é demais e estamos em constante evolução e lapidação como pessoa e profissional.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN9 11245