Ailton Costa

O resgate do feminino através da maquiagem

Por Ailton Costa

A consultora de beleza Regina Santos, natural de Carmo da Mata Minas Gerais, descobriu o seu fascínio por maquiagem em um treinamento de desenvolvimento pessoal há três anos, e desde então não parou mais. A renda extra foi um dos atrativos que a impulsionou, mas conseguir resgatar a autoestima das mulheres é o seu verdadeiro propósito. A maquiagem é a expressão da personalidade de uma mulher e quando elas conseguem transmitir o que são, é a sintonia perfeita do poder feminino.

Regina Santos relata: “Antes de aprender sobre este assunto, eu tinha vergonha. Eu não tinha autoestima e não tinha o hábito de me maquiar. Eu fui criada sem o contato com pessoas que gostassem disso. Eu associava mulheres maquiadas a pessoas metidas. Eu tinha vergonha e não falava neste assunto com ninguém. E assim como eu vivi durante muitos anos, eu sei que também tem muitas mulheres que vivem assim, porque eu escuto das minhas clientes que nunca usaram uma base na vida. E assim eu me vejo nelas! E quando eu consigo tirar elas destas crenças limitantes e se olham no espelho lindas e com um sorriso na alma isso não tem preço. É uma profissão muito gratificante. A função da maquiagem é esta, realçar a beleza que a pessoa já tem!” – ressalta Regina.

A consultora de beleza ainda destaca: “Antigamente quase não existia maquiagem para pele negra assim como produtos para cabelos. Esse mercado era bem restrito mesmo! Quando eu me casei, eu contratei uma maquiadora, que levou produtos que estava usando em uma noiva loira. E o resultado disso foi que eu me casei com o rosto cor de rosa. Na época afetou o meu emocional gerando um sentimento de não pertencimento. E por isso eu me encontrei ajudando a elevar a autoestima de outras mulheres em especial de mulheres negras como eu. Eu vejo que até hoje tem muitos bloqueios e travas sobre se maquiar. Por isso é muito importante este resgate do feminino. E o mercado percebeu que é bem promissor atender este público. Graças a Deus!” – descreve.

Depois de vários cursos de especialização, Regina Santos trabalha com  Automaquiagem, Colorimetria e Visagismo, divide o seu tempo como servidora pública e dona de casa. 

Maquiagem dicas e produtos indispensáveis por Regina Santos:

“Hoje eu trabalho com nove tons de base para pele negra” – diz Regina.

Os sub tons de pele, são quente e frio. Então tem pele negra de sub tom quente, isso significa que a pele é mais puxada para o dourado. Um jeito bom de testar é: quando um colar ou brinco, de bijuterias douradas harmonizam mais com a pele, significa que o sub tom é quente.

E quando as bijuterias prateadas harmonizam mais, significa que o sub tom é frio. Em pele negra, geralmente quando a pele é mais escura, retinta, possui um contorno natural o que facilita a maquiagem.

 A pele negra pode despertar muitas dúvidas na hora da maquiagem, mas nenhum outro tom funciona tão bem como “fundo” para outras cores e tem o poder de deixá-las ainda mais vibrantes, por isso não é preciso  ter receio na hora de combinar ou testar cores. 

“Encontrar a base para a pele negra, passa pela escolha de um tom que não deixe o rosto acinzentado, pois isso acontece quando o item tem um fundo mais claro que a pele da cliente. Algumas peles podem ser amareladas, acinzentadas ou até mesmo alaranjadas e pedem tons de base que acompanhem essas nuances.  Uma forma de testar é passar na área que fica entre a ponta da orelha e o canto da boca ou até o pescoço e observar se o resultado ficou natural” – ensina.

A consultora esclarece – “O corretivo para pele negra nem sempre é necessário, principalmente em peles de sub tom frio que quase não apresentam manchas. Para disfarçar olheiras é importante aplicar primeiro o corretivo, depois a base. Para a pele negra os corretivos mais indicados são alaranjados e avermelhados” – orienta.

A sua pele é a sua identidade, a sua energia, a sua força e faz de você única! Não tenha medo de arriscar principalmente nas sombras, pois tem a ver bastante com a sua personalidade.

Uma dica para escolher a melhor cor de batom é: Aplicar o batom e tirar uma foto, colocar em preto e branco. Se na foto em preto e branco o tom do batom se destacar significa que a cor valoriza o tom de pele da pessoa. Se a cor desaparecer no preto e branco significa que a cor “não” valoriza o tom de pele dela.

Os blushes:

São indicados os alaranjados e avermelhados para pele negra quente e os rosados para pele negra fria.

A pele negra retinta possui um contorno natural que dispensa a aplicação do contorno. Neste caso, o iluminador basta. E o corretivo faz muito bem o papel do iluminador.

Empreendedorismo

Em Divinópolis o mercado de maquiagem para peles negras é bem promissor e um exemplo disso é a colorimetria e o visagismo.

A colorimetria é o estudo da teoria das cores, sendo muito abordada pelas empresas de beleza na hora de lançar um novo produto. As cores são classificadas como quentes e frias e as cores complementares análogas. A colorimetria usa cores que favorecem o tom da pele.

Os visagistas  se dedicam a estudar e analisar as características físicas das pessoas, como a forma e as cores do corpo, do rosto, dos cabelos, assim como a pele e os olhos. Com isso é possível avaliar a maquiagem que realça as formas naturais do rosto e as roupas ideais para ser usada.

 Regina Santos faz uma reflexão: “Empreender para mim é vida! Por mais desafiador que seja o empreendedorismo é vida. E se você tem um sonho no coração tem que correr atrás. Deus nos criou para produzir e ser realizadores! E a vida tem muito mais sentido quando estamos realizando algo. E a minha missão de vida é ajudar as pessoas a se sentirem bem. Levar o bem estar para alguém aquece o meu coração e é o que me faz feliz e faz a minha vida ter sentido”. –conta.

E para conhecer mais do trabalho de Regina Santos, acesse os links abaixo:

https://www.instagram.com/reginasantos_consultoramarykay/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004503362600

Mais informações:  (37) 9 919-3289 – Regina Santos.

Fots: Arquivo pessoal.

ailtoncastroalvesdacosta@gmail.com | + posts

Ailton Castro Alves da Costa, Músico/ Compositor /Ator/ Clown/ Poeta/ Iluminador/ Produtor Cultural/ Cineasta/ Roteirista/ Diretor/
Nasceu em São Paulo e reside em Divinópolis há 25 anos. Iniciou a sua vida artística aos 16 anos de idade na ‘‘Cia de teatro Cláudio Ramos’’ como ator, iluminador e contra regra. O destaque cultural veio com a “Cia de Teatro Os Teatráveis”, maior Cia de teatro do centro-oeste mineiro, onde foi cofundador e idealizador de projetos de destaque como “Toda Terça Gravatá”, o segundo maior projeto de teatro de Minas Gerais. Foi fundador da produtora cultural “Top Kemp Produções Culturais”e da banda de rock “Esfera do Ser”. No audiovisual produziu 5 curtas metragens: "Homem da Janela" (Drama); "Linda", (que participou do Festival de Curtas Ambientais, promovido pela In Cawsa); "Todos Iguais" (selecionado para o 3º Festival de Cinema de Jaraguá). ‘”3 Olhares na Pandemia” selecionado pelo projeto Aldir Blanc, Fruto Estranho filme criado todo no celular . Um dos criadores da série TECO E TEODORO.
Com a banda Esfera do Ser produziu 16 clipes musicais e 1 álbum musical chamado “Xícaras”.
Cofundador do GAC- Grupo de Atores de Cinema de Divinópolis MG e CEGEC- Centro Gerador de Cultura de Divinópolis. Cofundador da Tico-tico repetico teatro infantil e confundador da TumateCru de comédia.