Por Ailton Costa
O artista mineiro Leandro Silva natural de Oliveira se apaixonou pelas artes cênicas com oito anos de idade dando iniciou a sua carreira. Ao longo dos anos foi se aprimorando no teatro musical, tradicional, interativo, infantil, monólogos, teatro ao ar livre, stand up, palhaçaria, manipulação de fantoches e marionetes, teatro de sombras e contação de histórias. E hoje com a formação acadêmica em Pedagogia trabalha na rede Estadual do ensino médio com aulas de teatro como matéria efetiva.
O destaque cultural veio com o projeto “Fazendo Arte” (que utiliza a arte como ferramenta na transformação social para jovens e comunidades), atuando como Arte Educador. Com a“Cia de Teatro Os Teatráveis”, foi cofundador e idealizador de projetos de destaque como “Toda Terça Gravatá“, o segundo maior projeto de teatro de Minas Gerais. Nesta Cia foi também cofundador do CEGEC- Centro Gerador de Cultura de Divinópolis, dando aulas de teatro e montando grandes espetáculos como Gota d’água, HER entre outros. Participou também de projetos como: NEAC – Núcleo de Estudos de Artes Cênicas, onde também atuou e dirigiu.
Em 2007 fundou a Cia “Atoação” produzindo vários projetos teatrais nas mais variadas vertentes com ênfase no social e no educativo. O teatro nas escolas do grupo é um exemplo de como utilizar a arte como ferramenta para educar, fomentar e popularizar o teatro no Centro Oeste de Minas. Com a demanda de eventos corporativos e festas, viu a necessidade de criar o “Trio Atoação “ que trabalha com crianças de forma lúdica e performática, inspirando com muita música alegria e diversão.
Leandro Silva conta a sua impressão: “Ao longo da carreira foram diversos cursos e diversas produções com muita dedicação. E o teatro tem o benefício por si só! Eu costumo brincar que: Quem não faz teatro não sabe o que está perdendo, pois o teatro é um modificador e entra na sua vida para ficar para sempre. Pra mim é fantástico trabalhar com teatro, é vejo uma transformação evidente com meus alunos. E acho importante que o ator esteja um pouquinho em cada ramo artístico, para que possa aprofundar e experimentar, e assim poder elevar a sua arte dentro desse âmbito. É bom frisar para os artistas a valorização e inclinação na área educacional, pois a arte educação no desenvolvimento infantil é vital para formação de novos artistas.
Como agente cultural apóia o projeto social “Construindo Sonhos”, contribuindo com o despertar de novos talentos entre crianças e adolescentes envolvidos e comunidade local.
O “Centro de Artes” ficou ativo por dois anos, e hoje mesmo sem o espaço físico é promovido aulas de teatro, oficinas de papietagem, decoração para festas (Artesanato), maquiagem artística, figurinos, cenários e mascotes.
Desenvolvendo o seu lado musical o artista criou o Pocket Show “Leo e Gui” para festas e eventos em geral com um repertório variado que vai desde pop music, passando pelo sertanejo, funk até o clássico rock and roll.
Os projetos culturais precisam ser apoiados e o teatro transforma, emociona e gera valor. Os benefícios são vários, como a espontaneidade, a imaginação, a observação a percepção e o relacionamento social. As atividades propostas estimulam as habilidades físicas (voz, olhar, gestos, movimentos, equilíbrio, flexibilidade, expressão corporal e verbal), o trabalho coletivo ( empatia, tolerância, auto estima, felicidade, disciplina, concentração) colaborativo e subjetividade. E nestes jogos de encontros é desenvolvida a percepção do corpo e da mente, na busca do controle das emoções da respiração e do gesto. A arte transforma vidas!
Mais informações: (37) 8800-4464 – Leandro Silva.
https://www.instagram.com/trioatoacao/?igshid=ZDdkNTZiNTM%3D
https://www.instagram.com/ciaatoacao/
https://www.instagram.com/leoeguishows/
Ailton Castro Alves da Costa, Músico/ Compositor /Ator/ Clown/ Poeta/ Iluminador/ Produtor Cultural/ Cineasta/ Roteirista/ Diretor/
Nasceu em São Paulo e reside em Divinópolis há 25 anos. Iniciou a sua vida artística aos 16 anos de idade na ‘‘Cia de teatro Cláudio Ramos’’ como ator, iluminador e contra regra. O destaque cultural veio com a “Cia de Teatro Os Teatráveis”, maior Cia de teatro do centro-oeste mineiro, onde foi cofundador e idealizador de projetos de destaque como “Toda Terça Gravatá”, o segundo maior projeto de teatro de Minas Gerais. Foi fundador da produtora cultural “Top Kemp Produções Culturais”e da banda de rock “Esfera do Ser”. No audiovisual produziu 5 curtas metragens: "Homem da Janela" (Drama); "Linda", (que participou do Festival de Curtas Ambientais, promovido pela In Cawsa); "Todos Iguais" (selecionado para o 3º Festival de Cinema de Jaraguá). ‘”3 Olhares na Pandemia” selecionado pelo projeto Aldir Blanc, Fruto Estranho filme criado todo no celular . Um dos criadores da série TECO E TEODORO.
Com a banda Esfera do Ser produziu 16 clipes musicais e 1 álbum musical chamado “Xícaras”.
Cofundador do GAC- Grupo de Atores de Cinema de Divinópolis MG e CEGEC- Centro Gerador de Cultura de Divinópolis. Cofundador da Tico-tico repetico teatro infantil e confundador da TumateCru de comédia.