Obra no telhado está prevista para começar nesta quarta-feira (16/8)
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que já começou a restauração do casarão localizado na Praça da Catedral, sede do Museu Histórico Municipal.
A obra começou no dia 7 de agosto, pela montagem de tapumes, que visam delimitar a área de trabalho, e andaimes, para acesso ao telhado, o qual será o primeiro a ser restaurado. A obra no telhado está prevista para começar nesta quarta-feira (16/8). O período da restauração previsto é de oito meses, podendo ser estendido.
Após mais de seis anos em situação de interdição, as obras de restauração, da edificação que abrigava o museu municipal, foram iniciadas. A empresa responsável pela execução das obras é a GMT Construções e Restauro Ltda, vencedora do Processo Licitatório nº 156/2023, Tomada de Preço nº 015/2023.
O Museu Histórico está fechado desde 2017, por causa de comprometimentos de parte estrutural da edificação. Nesse mesmo ano foi interditado pela Defesa Civil, impedindo a visitação pública a seu acervo, que, desde então, foi acondicionado na Estação Ferroviária, sede da Semc.
O secretário de Cultura, Diniz Borges, lembra que o imóvel foi interditado pela Defesa Civil, com risco iminente de desabamento e destaca a importância de sua restauração. “Sabendo da importância histórica do imóvel, bem como do seu valor cultural e educacional para a população, a atual gestão colocou a sua recuperação como prioridade, buscando parceiros e recursos para a execução do tão esperado e necessário restauro. Assim sendo, o ano de 2022 começou com o início dos projetos arquitetônicos. A obra será um marco na área cultural de nosso município, valorizando e recuperando um dos monumentos mais queridos e marcantes”, destacou.
A empresa GMT Construções e Restauro Ltda, possui sede em Ouro Branco/MG. É uma empresa que atua na área da construção civil com foco também na restauração de obras de patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal. Os Projetos Arquitetônico e Complementares para restauro do “Casarão”, começaram em 2022 e foram realizados pela empresa Rede Cidade – Desenvolvimento Sustentável.
Fotos: Divulgação