Campanha “Abuso não é brincadeira, é crime” tem apoio da Câmara Municipal
Foi realizada na última sexta-feira (26/05), uma passeata com o objetivo de mobilizar a população de Nova Serrana contra o abuso e exploração sexual de crianças e de adolescentes. A ação foi organizada pela Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB, com apoio da Câmara Municipal.
A passeata fez um trajeto pela região central da cidade e a condução foi marcada pelo som ritmado de uma fanfarra. Ao longo do percurso, que saiu da sede da OAB à Praça do Savon, os participantes distribuíram um material informativo baseado na campanha “Abuso não é brincadeira, é crime”.
A campanha contra o abuso e exploração faz um alerta para que todas as famílias fiquem de olho nos sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente pode estar sendo vítima como: mudança no padrão de comportamento como alterações de humor; se a criança volta a ter comportamentos infantis que já havia abandonado anteriormente; alterações repentinas de hábitos como falta de sono, falta de concentração; interesse precoce por questões sexuais ou brincadeiras, e/ou uso de palavras que envolvam partes íntimas; ou até mesmo marcas de agressão, doenças sexualmente transmissíveis e outros. É essencial estar alerta e também denunciar!
A passeata contou com a participação dos vereadores da Câmara de Nova Serrana, de membros da OAB, de estudantes da Escola Major Agenor Lopes Cançado e da Escola Maria Zeli Diniz da Fonseca, além do apoio das forças de segurança do município como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e também da Secretaria de Trânsito.