Evento será a partir das 17h30 na avenida JK
A Secretaria Municipal de Governo (Segov), convida a todos para participarem da inauguração do monumento “Portal do Divino”, nesta terça-feira (22/8), às 17h30, na avenida JK, próximo à rodovia MG 050. A escultura foi erguida pela empresa Francisco Imóveis, que atua na cidade gerando emprego e renda há 45 anos. A ação foi possível através do programa “Adote um Bem Público”.
Este é um monumento imponente que dá um novo contorno estético para uma das principais entradas de Divinópolis. O empresário Lucas Francisco falou sobre o seu orgulho em fazer parte desse momento histórico. “É uma honra e uma alegria. Esse monumento na entrada do município é um grande presente que a Francisco Imóveis oferece aos divinopolitanos”, destacou.
O prefeito Gleidson lembrou a importância do Adote um Bem Público. “Antes do início desta gestão, a cidade nunca teve uma entrada à altura do município, mas agora tem três! Uma na avenida Paraná, outra na Autorama e agora este grandioso monumento que teremos na avenida JK, sem falar do portal da rua Pitangui que também ficou espetacular. Agradecemos a todo empresariado da cidade que acredita nesta gestão e, através do programa Adote um Bem Público vem ajudando a deixar esta cidade cada vez mais bonita para nossos cidadãos e visitantes!”, ressaltou.
Simbologia
O arquiteto Marco Túlio Santos é o responsável pelo projeto que se destaca por suas simbologias. O formato de uma pomba faz referência ao Divino Espírito Santo: um dos padroeiros da primeira igreja construída na cidade. Em seus trechos sinuosos, a pomba remete ao Rio Itapecerica, e sua verticalização no concreto armado representa a construção civil.
Além de caracterizar a língua do fogo do Divino Espírito Santo, seu formato em curvas lineares corresponde às labaredas dos altos-fornos das siderúrgicas. O desenho da agulha fixada na base do seu eixo faz menção à passarela da moda, às costureiras e ao vestuário.
Em formato de asas, os sete cabos simbolizam os sete dons do Espírito Santo e estão conectados a uma base sólida que remete à engrenagem das oficinas. Surge a pomba emergindo dessa terra, ressurge o progresso e aponta para o céu clamando ao seu criador: “Do céu foi que veio o teu nome, cidade Divina”.
Foto: Divulgação
Entre e seja bem-vindo(a) ao nosso grupo do Portal Phóx: