Por Ailton Costa
A bailarina e professora Patrícia Gomes mais conhecida como Paty, vem chamando atenção pelos seus trabalhos. Começou a manifestar a sua arte aos sete anos de idade, dançando por seis meses no Tablado em Divinópolis MG. O destaque veio com o “Estúdio Arte Dança” onde ficou por vários anos desenvolvendo a sua técnica e competindo em todo o Brasil. Na busca de se aprimorar, começou a morar em Belo Horizonte exercendo a sua arte no complexo cultural singular “Palácio das Artes”. Com a bagagem de ballet, jazz, dança contemporâneo, dança de salão, samba gafieira, forró, bolero, salsa, tango e vários outros ritmos, retornou a Divinópolis fundando em 2015 o “Estúdio de Dança Sapatyando”.
Com as práticas educativas, o estúdio de dança proporciona qualidade de vida para crianças e adultos, beneficiando em dimensões físicas e mentais.
Benefícios da dança
A dança tem vários impactos benéficos na mente e no corpo. O hipocampo é uma parte do cérebro que armazena as memórias e com as coreografias e seqüências de passos ajuda na coordenação motora, concentração e equilíbrio.
Na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou uma pesquisa que apontam que o corpo embalado por um ritmo musical ajuda na prevenção de doenças como depressão. A sensação de bem estar é imediato por causa da liberação dos neurotransmissores que são ligados a motivação e prazer.
A boa postura é uma condição para qualquer ritmo e por isso a região lombar é bastante beneficiada. Os músculos automaticamente se tonificam e ritmos como o ballet, zumba, street dance estimulam todo o corpo.
A dança favorece a perda de calorias, aumenta a resistência física, melhora o sistema cardiorrespiratório, flexibilidade e desenvolve a autoconfiança e auto-estima.
Crianças sedentárias se tornam proativas
Desde pequenas, as crianças são apresentadas a desenhos de televisão, tablets, celulares (aparelhos eletrônicos) e isso em excesso podem inibir estímulos motores.
A dança é uma das primeiras formas de expressão e também uma ótima opção para acabar com o sedentarismo. Algumas crianças aprendem até mesmo antes de dar os primeiros passos.
As manifestações e culturas sobre a 6º arte agregam muito no repertório. Além das histórias e contextos, há também o aprendizado de vários estilos musicais. A criança desenvolve a disciplina para a vida adulta e aprende a lidar com os erros, pois, é preciso tentar novamente quando acontece. Aos poucos elas vão tomando autonomias e ganham perseverança e motivação.
De acordo com Patrícia Gomes: “Trabalhar com crianças requer muito cuidado, carinho e acima de tudo amor. A dança beneficia as dimensões físicas, emocionais e cognitivas e permite a integração social, ela ajuda o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular e favorece um estado mental que é compensador por si só. Estou sentindo um grande crescimento depois da pandemia, onde a população enxergou a importância do exercício físico e da cultura. Estou sempre estudando, e buscando novos conhecimentos para poder ensinar melhor, pois como tudo na vida a dança também está sempre em evolução. Todos estão convidados a se expressar através do movimento. A dança transforma e salva vidas e é um ato de amor. Então escolha seu ritmo e venha se divertir, cuidando do corpo e da mente.” ressalta Patrícia.
Festival Tributo as Estrelas
O “Estúdio de Dança Sapatyando” apresenta o Festival: “Tributo as Estrelas” no Teatro Municipal Usina Gravatá em Divinópolis MG. No dia 18 de dezembro (domingo) às 17:30 horas, primeira sessão e segunda ás 19:30 horas. O encerramento do festival será no dia 19 de dezembro (segunda feira) às 19:30 horas.
https://www.instagram.com/sapatyandopaty/
https://web.facebook.com/sapatyando
Para mais informações:
(37) 9 9961-6967 / 9 99616967 – Patrícia Gomes
Rua Minas Gerais 631. Centro Divinópolis MG.



Fotos: Arquivo pessoal.

Ailton Castro Alves da Costa, Músico/ Compositor /Ator/ Clown/ Poeta/ Iluminador/ Produtor Cultural/ Cineasta/ Roteirista/ Diretor/
Nasceu em São Paulo e reside em Divinópolis há 25 anos. Iniciou a sua vida artística aos 16 anos de idade na ‘‘Cia de teatro Cláudio Ramos’’ como ator, iluminador e contra regra. O destaque cultural veio com a “Cia de Teatro Os Teatráveis”, maior Cia de teatro do centro-oeste mineiro, onde foi cofundador e idealizador de projetos de destaque como “Toda Terça Gravatá”, o segundo maior projeto de teatro de Minas Gerais. Foi fundador da produtora cultural “Top Kemp Produções Culturais”e da banda de rock “Esfera do Ser”. No audiovisual produziu 5 curtas metragens: "Homem da Janela" (Drama); "Linda", (que participou do Festival de Curtas Ambientais, promovido pela In Cawsa); "Todos Iguais" (selecionado para o 3º Festival de Cinema de Jaraguá). ‘”3 Olhares na Pandemia” selecionado pelo projeto Aldir Blanc, Fruto Estranho filme criado todo no celular . Um dos criadores da série TECO E TEODORO.
Com a banda Esfera do Ser produziu 16 clipes musicais e 1 álbum musical chamado “Xícaras”.
Cofundador do GAC- Grupo de Atores de Cinema de Divinópolis MG e CEGEC- Centro Gerador de Cultura de Divinópolis. Cofundador da Tico-tico repetico teatro infantil e confundador da TumateCru de comédia.