Os vereadores da Câmara Municipal de Nova Serrana receberam a Secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, na tarde da última quarta-feira (09/11), para apresentar a prestação de contas da área da Saúde, referente ao quadrimestre que compreende os meses de maio a agosto de 2022.
O presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), falou da importância dos vereadores acompanharem esta prestação de contas e analisarem todos os dados. Ele destacou que o papel do vereador é justamente fiscalizar a aplicação de todos os recursos em cada setor do município.
A secretária também falou da importância dos vereadores acompanharem de perto as ações da Saúde de forma frequente e enfatizou os valores de aproximadamente R$36,5 milhões que foram investidos pelo Governo Municipal na área neste período.
Estiveram presentes, além do presidente, os vereadores Guilherme Tinik (AVANTE), Admilson Cheiroso (PV), Dete do Katoco (AVANTE), Geraldo Eletricista (PDT), Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL), Ricardo Tobias (MDB), e também os assessores dos vereadores Willian Barcelos (PTB), Zé Faquinha (MDB), e Dué (PSD).
Todos os presentes receberam diversas informações sobre os recursos próprios e os de origem estadual e federal que foram aplicados na: Atenção Básica; Assistência de Alta e Média Complexidade; Vigilância em Saúde; Assistência Farmacêutica; Urgência e Emergência; UPA – Unidade de Pronto Atendimento e outros.
Gláucia também abordou temas como o Programa de Saúde da Família – PSF’s; Agentes Comunitários de Saúde; Saúde Bucal; Núcleo de Saúde Mental; Saúde da Mulher; Consórcios, Casa de Apoio a Pacientes em Belo Horizonte; Hospital São José; Vigilância Sanitária; Combate a Endemias e outros.
Os vereadores fizeram questionamentos sobre os serviços de radiologia; sobre a implantação do Serviço de Hemodiálise, dentre outros.