Período da quaresma o consumo de peixes aumenta até 60%
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaque que, durante o período da quaresma o consumo de peixes aumenta em torno de 40% a 60%.
Em função desta alta do consumo, bem como das denúncias recebidas, com objetivo de prevenir a ingestão de alimentos impróprios ao consumo humano, a Vigilância Sanitária Municipal, órgão responsável por prevenir agravos a saúde humana bem como realizar ações de promoção a saúde estará intensificando a fiscalização sanitária das peixarias da cidade de modo a garantir a qualidade dos produtos a serem oferecidos ao consumidor.
A Semusa salienta que, por se tratar de produtos de origem animal, a comercialização de tais produtos necessitam possuir registro em órgão competente para serem comercializados (SIM, IMA ou SIF).
Além da exigência dos registros será verificado, no momento da fiscalização, as condições higiênico sanitárias do local, as caraterísticas físicas dos produtos dispostos a venda como coloração, odor, se estão armazenados de forma adequada entre demais itens da legislação vigente.
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik